terça-feira, 11 de agosto de 2015

FERME ST CECILE - PROVENCE



OPÇÃO GOURMET NA PROVENCE FRANCESA

Jantar elegante num restaurante de autor, bem na entrada de Moustiers Saint-Marie, um povoadorzinho pictoresco perdido na Provença francesa.



Localização privilegiada do restaurante, num terreno com amplos jardins e sofisticação no salão interno. Imagino que no verão jantar o almoçar no jardim deve ser uma delicia, mas nos só ficamos uma noite em Moustiers e não ficamos para o almoço do dia seguinte.
Reservamos com antecedência este jantar, e as expetativas eram claro, grandes.
A cozinha é diferenciada sim, as matérias primas utilizadas são de primeira qualidade, a carta de vinhos especialmente escolhida para harmonizar com os pratos estava muito bem também, o RPQ pelo recebido e o pagado foi alto, mas não houve suspiros nem gemidos na mesa em nenhum dos pratos, faltou esse algo a mais que fomos procurar...talvez as minhas expetativas eram altas demais.


Salão muito agradável, serviço excelente, o lugar vale e muito a pena.
Um jantar de passos com amuse bouche, couvert, entrada, principal, queijo e sobremesa por 38 Euros por pessoa (uns 150 reais por cabeça ao cambio de hoje)  da um RPQ bom considerando a qualidade dos produtos regionais.
 








 Nas entradas, fui num clássico: este pate de foie gras (agora proibido no Brasil) estava delicioso: untuoso e de sabor marcante e diferenciado, decididamente a entrada a escolher.
 

Nos principais o porco grelhado cozinhado a baixa temperatura estava bom e em porção generosa mas não deixou essa sensação especial.
Insisto no ponto, nada que cobrar, o prato era criativo, bem preparado e temperado, mas não suspirei por ele.

Faltou sabor no peixe, os asparagos grelhados e o wasabi glasseado; no paladar da minha esposa e o meu próprio, que garfei um pouquinho do prato dela. Não sempre todas as combinações imaginadas e testadas pelo chefes são para todos os paladares.


Na França apos do prato principal se serve geralmente um queijo, antes da sobremesa...confesso que para a minha cultura gastronômica o queijo aparece no momento errado na mesa; continuo achando que é uma iguaria para comer como entrada, mais ainda se é um queijo forte e pesado como o queijo de cabra.Aqui é servida com uma torradinha e um molho adocicado para dar equilíbrio...respeito e muito a gastronomia francesa mas na nossa mesa não funcionou.

Nas sobremesas a mousse de chocolate estava no ponto certo de cremosidade e boa qualidade do chocolate regional utilizado... e muito bem acompanhado dum sorvete refrescante e damasco da região.


O "sablé choco 72% Cassis" , um sable de chocolate ao 72% e da região do costeira de Cassis acompanhado de sorvete gerou expetativa, e esperávamos algo a mais do que o resultado final: uma boa sobremesa mas sem tanta pompa.







Resumo da Opera: Bom lugar gourmet no interior da Provença francesa que pelas caraterísticas do restaurante e do lugar onde se encontra o sugiro mais para o meio-dia do que a noite, para aproveitar os jardins, as macas e a natureza circundante.
Almoçar no exterior com o solzinho da primavera francesa na mesa curtindo as vistas e a natureza pinta como uma opção excelente, considerando a qualidade da comida e o preço nada proibitivo; a noite toda essa magica se perde, ficando exposta só a comida...boa, muito boa por sinal, mas não memorável.








Nenhum comentário:

Postar um comentário