sexta-feira, 3 de julho de 2015

VENEZA - TRATTORIA BAR PONTINI

IMPERDÍVEL 

Qualquer cidade massivamente turística esta cheia de trampas gastronômicas por toda parte; Veneza não escapa a essa regra, com muitas opções em teoria econômicas mas que viram um péssimo investimento; Por toda a ilha pululam os "menus turísticos", sedutores em preço mas muito ruins em qualidade.

Dentro deste perigoso campo minado aparece no bonito bairro de Canareggio o TRATTORIA BAR PONTINI, um restaurante pequeno, não barato mas com preço muito honesto para o que culinariamente oferece.
 Veneza é uma cidade cara em todos os sentidos e nesse contexto o Pontini entrega  uma cozinha que merece ser destacada com um RPQ muito alto.

Tocou dia chuvoso, mesmo assim decidimos curtir o almoço numa das simpáticas mesinhas fora com uma lindíssima  vista para o canal(foto de capa)..

Ficamos três dias e apos um grande almoço fizemos o repeteco para a janta no dia seguinte: uma das melhores decisões gastronômicas de toda a viagem.


Na primeira visita dividimos com a minha esposa  esta excelente fritura de lulas e camarões: lulas crocantes, carnudas, fritadas em muito bom azeite, leves e saborosas. Porção justa que deu para dividir bem, abrindo o apetite enquanto os principais se produziam.





Nos principais e fui no carro chefe da casa, os spaghetti com frutos do mar: porção generosa, que tivesse ate dado para dividir, suculenta e generosa em frutos.
Tomate cereja, salsinha e alguns temperos (tomperos diria Jacquin no Masterchef) elevaram o nível do prato  realçando os frutos e a massa.
Uma grande pedida....incluso como único prato principal para duas pessoas.





A minha esposa foi numa massa recheada mas não se apaixonou por ela. Achou e achamos que não foi tão generosa assim.
Sabores marcantes na massa, camarão grande vestindo o prato mas não seria a minha primeira escolha numa futura visita.


Dividimos um excelente tiramisu para fechar o almoço com chave de ouro, a mini derrapada da massa não mudou a gratíssima impressão geral.
Tiramisu caro para os padrões do restaurante, 8 Euros, mas é um tiramisu onde garfam quatro.


O almoço saiu, com vinho da casa, um branco honesto, por 64 Euros final



No jantar do dia seguinte, novamente a chuva e o frio nos fizeram desistir de ficar fora e esperamos mesmo com reserva uns 30 minutos para nos sentarmos.

A simpatiquíssima Giada faz de tudo no bar, toma reservas, serve drinques e abastece os pedidos das mesas enquanto chineses e locais não param de chegar implorando por uma mesa. A espera resultou amena, fomos convidados com um branco da casa enquanto a mesa que especialmente queríamos se esvaziava.




O salão interno é fofo,mas nada especial... não espere luxo o requinte: este é um lugar onde o que brilha é a cozinha. E a  cozinha,ai ai ai  Jesus! 








Fomos originalmente com uma ideia mas o Fábio o camareiro, uma figuraça, sugeriu o "antipasto del Veneto", prato caro em 60 Euros mas que serviria como uma refeição completa para duas pessoas e ao mesmo tempo jantaríamos algo tipico da região.
Topamos e o resultado foi simplesmente maravilhoso!
Os pratos não pararam de chegar na nossa pequena mesa, ao ponto de não ter onde acomoda-los 
Salada do mar, polenta, sardinhas, mais camarões GG  atum, espetos de camarão com outros frutos do mar iam chegando na mesa sendo o centro dos olhares das mesas vizinhas... e esto é só parte das entradas frias.










Nem conseguimos acabar tudo isso que chegou o prato quente: uns camarões empanados envolvidos em fios de macarrão fritados provocaram os gemidos finais.
Conchas com outros frutos do mar acompanharam e muito bem o grande banquete.




Tudo isso acompanhado novamente com vinho da casa, este vez sem sobremesa pois estávamos quase explodindo, deu 70 Euros final, uns 250 reais tudo incluso, em Veneza e comendo até morrer.
Da para comer na faia dos 50 a 55 e duas pessoas, pedindo bem...
Definitivamente aconselhável,Reserva quase que obrigatória.

   

TRATTORIA BAR PONTINI
 Fondamenta Trapolin, 1268
Canareggio - Veneza


























Nenhum comentário:

Postar um comentário