segunda-feira, 14 de abril de 2014

MALBEC WORLD DAY



Se adiantando uns dias por causa da Páscoa, foi comemorado o MALBEC WORLD DAY em São Paulo na Terça 8/4 no Chez Oscar, um descolado prédio de cinco andares na Chique Oscar Freire aberto aos finais do 2013 e que tem tudo para virar o point dos play boizinhos e patricinhas da região a qualquer momento.



Apontando a um segmento de novos consumidores, Wines of Argentina (WofA) e Deco Rossi (seu representante local) decidiram abrir o jogo e fazer as comemorações num espaço diferente, descontraído, sem tanta solenidade e com DJ ao vivo.
Os vinhos foram divididos por tipos e estilos em diferentes barras espalhadas nos cinco andares, atendidas por sommeliers jovens com uma linguagem simples, tirando de cena aos Winemakers e aos proprietários das vinícolas, figuraças, craques dum conhecimento fantástico no assunto mas que poderiam "assustar" ou oferecer uma barreira comunicacional para esse novo publico almejado.


Um app podia ser baixado no celular a ir votando os vinhos consumidos enquanto telas espalhadas no complexo mostravam em tempo real o ranking dos Top Ten segundo os presentes.
Eu preferi ouvir os comentários ao vivo nas diferentes barras e bater uns papos informais com os sommeliers e outros enófilos.



Participaram mais de 20 vinícolas com uns 60 rótulos distribuídos nas barras por tipos e estilos:

a) Brancos (só Torrontés)
b) Rosados e Espumantes
c) Malbecs Jovens
d) Malbecs de corpo meio
e) Malbecs estruturados
f) Blends com Malbec

Rutini, Zuccardi, Doña Paula, Susana Balbo, Trivento, Altos Las Hormigas, Pedriel, Séptima, Kaikén, Terrazas, Norton, Las Perdices, Viña Cobos, Finca las Moras entre tantos outros prestigiaram o evento com varios rótulos.


Eu experimentei muito e bom em quase todos os segmentos:
Não fiquei tao impressionado assim pelo Zuccardi Torrontés da barra dos brancos e driblei os Malbecs jovens, onde havia boas opções como o Punto Final e o Norton entre outros.












Entrei em cheio nos Malbecs corpo meio refrescando a alma com um velho e bom conhecido, o Felino de Viña Cobos e surpreendendo-me gratamente com o Penedo Borges, abrindo mão e com muita pena dos Altos Las Hormigas ou o Trivento, só por mencionar alguns.




Nos Malbecs com mais madeira, escolhi para começar um porto seguro, o Dona Paula Selección de Bodega jamais defrauda, mas tinha muitos rótulos e muitas boas opções como o Rutini, o Zuccardi o Chakana Reserva.
Decidi riscar com o Black Label de Finca Las Moras, de outra Província na Argentina que esta fazendo um bom trabalho e se  posicionando como alternativa a já clássica Mendoza: San Juan.
Dessa vinícola já tinha experimentado e amado o Gran Syrah, e escrevi  uma matéria sobre ele:  http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2013/11/finca-las-moras-gran-syrah.html.

Este Black Label barricado por 15 a 18 messes e mais 6 engarrafado é um Malbec dum bom balance, a madeira está presente mas sem ser  invasiva ... convidativo e aromático em nariz (cereja,ameixa) ataca diretamente em boca com sabores bem concentrados.Um vinho interessantíssimo para degustar tranquilo e com pausa na minha iminente viagem a Buenos Aires.



Dos blends com Malbec o Séptima Gran Reserva do Grupo Codorniú lutou até o final no meu ranking privado, perdendo por muito pouco contra o Ben Marco Expressivo da Susana Balbo
Este blend da safra 2010 50% Malbec, 20% de C.S e os aportes de Syrah, Tannat e Petit Verdot num 10% cada conseguem eleva-lo  a categoria de vinhaço!
14 messes barricado em roble de 1° uso, já desde a primeira aproximação a taça da pra perceber a sua riqueza aromática plena de frutos vermelhos (groselhas, cereja) e uma baunilha envolvente.
Complexo, super concentrado ao palato vai se abrindo a cada gole, com um final que pede mais...pelo que vou degusta-lo em Argentina também e fazer um analise mais detalhado.


Foi uma noite super agradável, numa ambientação mais cool, outra iluminação, mais com o grande protagonista de sempre. 
Um MalbecWorld Day menos formal, mais aclimatado aos tempos de hoje, mais igualmente interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário