domingo, 15 de setembro de 2013

VINHOS TINTOS - ARGENTINA

"PORQUE A VIDA PEDE MAIS QUE UM BRANCO"







ANGELICA ZAPATA CABERNET SAUVIGNON 2008 - CATENA ZAPATA WINES 




Um grande vinho, Argentina produz grandes cabernets, e este é um deles. A Vinícola  Catena Zapata dispensa comentários, e este vinho consegue ser, ao mesmo tempo, complexo, elegante, de boa estrutura, carnoso e delicado.
Bom equilíbrio entre fruta (muita ameixa madura, quase compota) e madeira (que aporta os aromas especiados, pimenta do reino),
Passa 18 meses em barricas,e é duma cor roxo intenso, muito bom final em boca, perdurável...achei ele um grande vinho.


Eu decantei ele por 45 minutos, pois quando o abri estava "duro" ainda, não tinha soltado aromas nem na rolha nem na garrafa..a oxigenação abriu ele por completo, mostrando tudo seu potencial.

Aí chega a grande pergunta, este é um vinho que aqui no Brasil sai acima de 100 reais, realmente o vale?
A resposta depende de cada bolso, mas é uma compra segura,  para quem pode pagar, ate porque que não desiludirá a ninguém.








AMALAYA GRAN CORTE 2011 -

VINHAÇO!

Eu sou suspeito porque adoro os vinhos da vinícola Colomé e não conhecia ainda este gran corte 2011, que a família Hess produz independentemente como Adega Amalaya.
Os Amalaya, sua linha primária, concorre tranquilamente com um segundo vinho ou um terceiro de varias outras vinícolas.
Neste caso ja é um vinho que passa 12 messes em barricas e é um corte de Malbec 85%, e uns toques de Cabernet Franc e Bonarda, mas não é sempre igual...dependendo a safra o Malbec pode aumentar ou diminuir sua proporção e outras uvas aparecerem, como o Tannat com um 5% na safra 2009,dependera da safra e da decisão do enólogo
Esta vinícola é saltenha, da província de Salta, que acostuma entregar vinhos mais "selvagens" ...neste caso é um vinho elegante, bom equilíbrio entre a madeira e a fruta, em nariz mostra seu refinamento e só desliza o que esta por vir assim que é testado em boca... concentradíssimo, uma explosão de sabores, frutas maduras vermelhas e pretas , as especiarias tipicas do terroir da região com final super persistente mais delicado,não selvagem..
14,5 º que sobem rapidamente...fiquem de olho!
Aqui é importado pela Decanter a razoáveis 78 reais...vale cada centavo!









Siesta en el Tahuantinsuyu Malbec 2007 -
 Ernesto Catena Wines - Argentina


Ernesto Catena nasceu num berçário de madeira, numa barrica diria...filho do grande Nicolás Catena, um visionário que foi  o grande responsável pelo posicionamento do vinho argentino no mundo.
Ernesto, no final das contas dele vamos falar,  faz vinhos diferentes (Padrillo/Tikal/Alma Negra/Mistério/Animal) dos quais já escreverei, mas neste caso o Siesta Malbec é um Malbec de respeito.... demora em se abrir (é bom deixá-lo respirar por pelo menos 45 min antes de ser servido), mas é um Malbec complexo e tranquilo, com uma fruta na medida certa, deixando passo a  bons tons florais em boca.
Não se importa ainda ao Brasil, mas na Argentina esta na faixa dos 200 pesos (uns 50 reais se saber trocar bem seu dinheiro).Uma opção mais econômica é comprar a garrafinha de 500 ml (foto) por 150 pesos.
A safra 2007 esta bem melhor que as outras, mas todas valem a pena, incluso a do 2010 (foto).







CARINA E CUVEE BRIGITTE 
MALBEC - CABERNET SAUVIGNON

Um blend que não me impressionou particularmente quando abri ele o ano passado, no Doppio Zero num jantar (foto)...é um dos tantos projetos supervisionados por o Michelle Roland no mundo...para falar verdade, gosto de muitos deles mas não de todos.
Este cuvee passa 8 messes em madeira, é um vinho equilibrado, mas sem um diferenciado que justifique para mim a sua recompra.
Igualmente darei uma segunda chance para este CARINA E




DON SALVADOR RESERVA 2007



Não é mais produzido, mas é um VINHAÇO!...foi feito nas terras onde agora esta instalada a adega Colome, em Salta.
Talvez algum dos vinhos premium desta adega ( o Colome Reserva - um ícone ou o Autentico) reproduzam o sabor deste fantástico DON SALVADOR, que achei por milagre numa loja de vinhos em Palermo, Buenos Aires.
Eu ainda não experimentei nehum dos premiums para falar, mas não demorarei muito não.



OPALO CABERNET SAUVIGNON 2008 - ADEGA MAURICIO LORCA

Sou suspeito para falar de Mauricio Lorca, adoro seus vinhos em todas as suas linhas e em todas suas faixas de preços, desde o básico Fantasia A este segundo vinho da firma.
Mauricio se preocupa em dizer, já desde o rotulo, que NÃO usa madeira, e este Cabernet Sauvignon é pura fruta, super expressivo, dum roxo intenso, é elegante e persiste em boca, pedindo mais.
Um muito bom vinho nessa faixa de preço.
Aqui no Brasil Ana Import traz ele, e eu o comprei numa pequena (e recentemente extinta) loja da Al.Lorena quase 9 de Julho por 40 reais.

O OPALO MALBEC e o OPALO SYRAH também saõ vinhos na mesma linha, sem madeira, com o sabor da fruta e o terroir na sua maxima expressão.

Eu escolhi  eles  para  meu casamento, no coquetel de recepção e para a entrada quente.







MONTE CINCO MALBEC 2009 - ADEGA ARTURO BERTONA




Um vinho potente, difícil de achar.Foi sugerido por Mariano, dono do Doppio Zero, um restaurante em Buenos Aires super recomendável e foi una grande dica!!
Dum roxo intenso este Malbec entrega em nariz aromas não só daqueles  típicos da uva... aparecem outros, complexos, que produzem certa magica e mistério.
Em boca os frutos vermelhos maduros se sentem em plenitude, e a vanila aportada pelos 12 messes de barrica de carvalho... um vinho super saboroso.
Ha um ano paguei ele 95 pesos (25 reais) no restaurante.
Ele ganhou muitos prêmios no exterior (não sabia isso quando o bebi) e acho que o preço disparou um pouco
O valor atual na Argentina esta por volta dos 200 pesos (50 reais), mas é um Malbec diferente, que vale a pena procurar.
No Brasil é importado pela Magnum, que não procura os clássicos  vai por outra linha, a de trazer ao mercado brasileiro vinhos diferentes (eles importam também os vinhos da Adega Casarena).
Não sei o preço, eles não publicam no site.





TILIA MALBEC - SYRAH 2012



Um vinho de quase 90 pontos a menos de 40 reais em sampa?

SIM

Este Tilia, de adegas Esmeralda, que passa 9 messes em barricas de carvalho tem tudo para agradar a todos os paladares: tem madeira mas não é pesado,  tem fruta mas na medida certa, o Syrah, que aporta um 40% "tranquiliza" ao Malbec, o contem, equilibrando o produto final num vinho macio, elegante, e fácil de beber com um final em boca persistente e a um preço convidativo.

Da Vinci, o filhote da Mistral, importa ele e vende por 40 reais, na loja da rua Pamplona, Jardins
Não espere um vinho super estruturado, não espere magica, mas é um vinho de EXCELENTE RPQ 
DICA: Tente conseguir a safra 2011 ou 2010, estão ainda melhor






TAPIZ MALBEC - ADEGA TAPIZ





Um grande concorrente, nessa faixa de preços, com o Tilia do qual falei antes e que também passa 8 messes de barricas

Estos vinhos que estão um degrau acima dos jovens, mas sem exagerar no passo por madeira, são para mim , pela relação preço qualidade, dos melhores na hora de comprar...acompanham bem muitas comidas, são para o dia a dia sem ir aos extremos.


Infelizmente não me consta que se importe aqui no Brasil, mas este Tapiz,  o segundo da linha apos o básico Tapiz Jovem (que nunca bebi),  é um grande vinho!, que recebeu também boa pontuação dos gurus do mercado, todos eles entre 86 e 89 pontos, dependendo do guru e da safra.
Este aqui é 100 % Malbec, com a fruta se apresentando e bem em nariz, mas com um bom equilíbrio aportado pelos 8 messes de madeira.
 Em boca é suave com um final persistente, marcante sabor a frutos "pretos"(guinda) e vermelhos (framboesa, ameixa quase em compota).

Um vinho que teria sempre em casa para o dia a dia, em Argentina se consegue a 70 pesos (menos de 20 reais)






DON DAVID MALBEC - ADEGA EL ESTECO (MICHEL TORINO)


Acompanhou corretamente um almoço...um Malbec sem muitas pretensões, jovem, daqueles que não valem a pena procurar, mas se aparecem numa carta de vinhos a preço honesto, é para considerar como complemento duma comida.
Boa fruta, cassis, ameixa...um Malbec classico, que não desentona, acima de 6 pontos.


FINCA LA LINDA - ADEGA LUIGI BOSCA
esquecível 1º linha/linha jovem de Luigi

Um vinho jovem, sem muito por oferecer ou se destacar.Passa 3 messes em barrica, e se vende bem aqui no Brasil na faixa dos 30 reais, fácil de encontrar nos super; um vinho gastronômico, mas que nitidamente perde frente a outros na mesma faixa de preços






FOND DE CAVE MALBEC
existem melhores opções


Não acompanhou muito bem um jantar espanhol que tive em Buenos Aires...este Fond de Cave, nome de respeito em Argentina, não me empolgou nem um pouco, e perde frente a vários outros na mesma faixa de preço. Um  malbec sem ter nada em particular para relembra-lo ou recompra-lo.
Não me consta que este vinho se exporte ao Brasil







SOPHENIA SINTESIS MALBEC 2010

Um antes e depois do decanter

Quando comecei com os vinhos tinha a sensação que o decanter era um brinquedo e que a sua importância era menor.
No caso deste  Sophenia fez toda a diferencia.
Aberta a garrafa, ofereceu toques defumados, certa elegância  mas em boca a sensação foi de dureza, sendo um vinho de 50 reais na Argentina, próximo aos 200 pesos. comecei a me perguntar se o valia...qual era seu RPQ.
Decidi me tomar um tempinho e coloca lo no decanter, e testa lo 1 hora depois...o resultado foi bem diferente:
Em boca começou a entregar justificativos para um vinho desse valor; equilibro entre fruta  e madeira (passa 12 messes em barricas francesas 100 % novas), elegância e fácil de beber, algo incomum em vinhos deste valor no novo mundo, e com final persistente.

Não achei ele complexo, nem é tao voluptuoso em boca, mas se sustenta no equilíbrio  a elegância e em seu passo ágil e fácil pela boca para um final pedindo mais.
RPQ B+








3 comentários:

  1. 90 pontos mesmo esse corte do TIlia? Um achado! Voy pesquisar as safras anteriores. Brigadao hermano!

    ResponderExcluir
  2. Esse TAPIZ MALBEC - ADEGA TAPIZ encontra-se no Brasil através do site wine.com.br. Como faço parte do ClubeW One, irei receber tanto o tinto, quanto o branco. Estou ansiosa para degustá-lo!

    ResponderExcluir
  3. Todos os Tapiz que experimentei, a linha básica, a reserva, o Seleccion de Barricas e o Black Tears são de muito bons pra acima.
    A línea básica é dum ótimo custo beneficio na Argentina
    A minha ultima experiencia de compra com a Wine não foi boa, perderam a minha encomenda, tevi que sustituir alguns escolhidos por outros...já postarei uma matéria sobre os sites de venda on line de vinhos.
    Se eles chegarem com certeza vão te agradar
    Obrigado pela visita Bárbara!

    ResponderExcluir