quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BORDEAUX/MEDOC/ST EMILION/MONPAZIER RESTAURANTES

DORDOGNE








1° lugar LE CLOS MIRANDE - Montaigne - 85 pts

Comida 30/40, Apresentação 4/5, Serviço 13/15, Ambiente 13/15 e preço 25/25



Foi agendado com bastante antecedência, sabendo que valeria a pena só num dia ensolarado...e bingo!Tocou um dia espetacular, quase de verão.


Fica na área de Saint Emilion, mas não tão perto assim...ainda bem que o restaurante fez um bom trabalho de sinalização na pista, e não da pra se perder (a gente acostuma a se perder com facilidade, e achamos Mirande direitinho).




A localização é ótima...com vista panorâmica dos vinhedos da região e muto verde.
Mesmo tendo salões  internos muto bonitos também, como se aprecia na foto....esse dia era pra ficar nesse terraço maravilhoso.




















O lugar, da pra ver, é um charme só; a minha reserva estava certa, o atendimento e a calidez dos funcionários nota 10
 e agora o cerejo do bolo:
O almoço com couverzinho, água,entrada, principal, sobremesa e cafe, com uma taça do vinho da casa saía por 22 Euros (60 reais).






Dito seja de passagem, em Sao Paulo você engole um menu executivo, que já anda por volta de 60 sem vinho, que já te caga logo de cara...a entrada é quase sempre um "mix de folhas"...peço para você comparar com a entrada da foto aqui ao lado: uma terrine suculenta, bem lograda e "um mix de folhas" ACOMPANHANDO, não como entrada em si própria .









O principal sem mistérios, um bom pedaço de carne, no ponto pedido com acompanhamento.

Sobremesa caprichada, mini degustação das sobremesas da casa

O almoço não foi memorável por causa da comida, mas sim por causa do lugar, do entorno, do atendimento e principalmente pelo preço...daí a alta nota colocada.






2 º BISTROT 2 - Monpazier - 78 pts

Comida 30/40, Apresentação 4/5, Serviço 12/15, Ambiente 12/15 e preço 20/25












O Bistrot 2 são dos mesmos donos do hotel Edward 1er em Monpazier( um povoadorzinho lindo que da para ser visitado em 2/3 horas)...eles tem um restaurante mais requintado dentro do hotel (que da mais para o jantar)e este lindo bistrot com mesas fora no centro.
Tocou um dia espetacular, e a mesinha fora somou e muito!
Pra falar a verdade , o interior do Bistrot 2 é bem simples, e o gol de placa é ficar nas mesinhas de fora num dia ensolarado assim.
A comida foi boa, não inesquecível, mas a RPQ foi muito boa...tem 3 tipos de "formules" com diferentes preços e fomos com os dos mais caros  22 e 28 Euros (60 e 77 reais). O pichet de 250ml de vinho era super acessível, 4,50 Euros por um chardonnay da casa gostoso, que acabamos repetindo.
O menu + caro tinha foie gras de pato de entrada (que é preparado no restaurante do hotel), delicioso e pato de principal...o pato não chegou no ponto el algo frio na temperatura, mas foi substituído sem problemas após da minha cobrança.
O outro menu tinha uma terrine correta e o filé de bouef , também correto.
As sobremesas eram Tarte fondante au chocolat & sorbet de cereja...oh la la!  mousse de chocolate de altíssima qualidade bem acompanhado por o sorvete de framboesa.e não lembro da outra que a minha esposa pediu. 
O lugar vale a pena pra um almoço ao sol, e é de destacar que em virtude do "probleminha" com o pato a segunda "caraf" de vinho e os cafés não foram cobrados 
Total almoço para dois, com vinho 55 Euros - 150 reais (ao cambio do abril 2013).

































3 º LA GABARRE - St. Julien de Lompon 74 pts
Comida 30/40, Apresentação 4/5, Serviço 12/15, Ambiente 12/15 e preço 16/25
vista exterior do rest - foto do próprio site do rest.


salão interior - foto do próprio site do rest
 Outro restaurante sobre o qual tínhamos muitas expetativas...checado em TA, Le Fooding e blogs independentes todos elogiavam e muito a cozinha criativa; incluso no chambre d´hotes que nos hospedamos também estava no topo da lista.
Em La Gabarre o dono é o chef e em front of the house esta a esposa quem nos sugeriu este vinho sensacional da região. o Les Joualles.

foto do próprio site do rest.
O lugar fica afastado de Sarlat, quase meia hora de carro...também acima na montanha, tendo uma vista privilegiada sobre o rio Dordogne e a região toda.
Infelizmente o dia não acompanhou muito, estava frio, nublado e não dava pra ficar sentado nas mesinhas de fora, que era o plano original.
(Aqui a foto tirada do site do restaurante de como luzem  as mesinhas num dia ensolarado)





Como da pra ver, a cozinha é criativa, diferente, de alguém que não cai no cliché de fazer um menu de 3 passos simples só pra faturar.

Existem 3 opções de menu, que começa pelos 15 Euros e vai até 36 nos fomos nos dois mais caros, sem sobremesas, pagando 20 e 30 Euros, que com o vinho de 19 deu 69 Euros a conta final.
O resultado final foi ambíguo, ficamos pensando se valeu a pena o esforço de nos locomover até Saint Julien de Lombon.
É  verdade que o dia não ajudou, que ficamos dentro e não fora, mas faltou a magica que fomos procurar da própria comida, que tinha preços de Paris...não achamos boa a relação RPQ, considerando que era um almoço, de "formule", e sem sobremesa para que não encarece-se  ainda mais.


















BORDEAUX

L´OPERA - Brunch domingo - 59 pts
Comida 20/40, Apresentação 3/5, Serviço 12/15, Ambiente 12/15 e preço 12/25



Dediquei bastante tempo para a escolha do brunch...de fato ia ser o único brunch na França, e era o único Domingo que tínhamos.

Pelo nosso horário de chegada e pela proximidade com o hotel, era definitivamente a opção mais conveniente (uma outra era o Grand Hotel de Bordeaux, um 5 estrelas na mesma praça, mas o valor era de 55 Euros por cabeça, e a terceira era dentro duma praça, no Jardim Botânico mas fora da lista:em reformas e fechado ).


Pouca coisa saiu bem por aqui: da pra resgatar só o lugar, bem de época com aqueles tetos altos e lustres bonitos.
A reserva não estava, mesmo havendo feito ela com 2 meses de antecedência: mas conseguimos nos sentarmos.
O brunch era sem graça, nenhuma coisa saborosa assim: nem a patisserie, nem o salmão, salada de frutas sem graça, um muffin passável, croissant bom, mas não aquele que você espera comer na França, geleias meia boca,uma taça de vinho da casa, ovos mexidos, frios (salame) e alguma coisa mas que esqueci.pagamos caro: 32 Euros um e outro 24.
Tipico caso onde você se empolga com o lugar, enxerga alguma foto bonitona com fotoshop e mutos filtros e paga o preço.

Para nada recomendável....não justifica em nada o valor pago. RPQ -







PAUILLAC - MEDOC




LE DON CAMILO - 70 PTS
Comida 26/40, Apresentação 3/5, Serviço 12/15, Ambiente 9/15 e preço 20/25

SIMPLY, perfect for a cheap lunch

Perfect QPR

After Margaux lunch fiasco, we needed to improve our selection.

Pauillac is definately a better option than Margaux for lunch: more options and river front, worth an outside table on a sunny day…nevetheless don´t expect glamour, it´s kind of a graceless little town, but definately a bettr option for lunch if you ´re passing bye hungry.

We decided by looking what other people were eating, and the pasta from Don Camilo looks atractive.
Perfect QPR house wine, average, with a honest carbonara spaghetti for less than 30 E  a couple

Only 4 tables outside, in a sunny day could be hard to get (we ate inside, kind of dark).













DOMME - 68 PTS
Comida 22/40, Apresentação 4/5, Serviço 13/15, Ambiente 13/15 e preço 16/25
Almoço sem planificação....chegamos ao charmoso povoado de Domme e esta era uma boa opção considerando a vista espetacular do rio e vale da Dordogne.
Menu formule, de 3 pasos a preço fixo sem muita glória, ao ponto que nem fotografei os principales.
Nem me lembro direto o nome do restaurante, mas é fácil localizá-lo...indo do povo para o miradouro, o restaurante é aquele que esta a direita (para esquerda tem outro, mais bonito, dentro dum hotel, com um terraço de sonho com as mesmas vistas e aparentemente com uma cozinha moderna, mas fique de olho, as "formules" eram em torno a 50 Euros por cabeça, nos não quisemos arriscar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário