segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

CHATEAUX DU TERTRE



Grand Crú Classé desde 1855 e com a D.O.C Margaux o milenário Chateau de Tertre localizado só a 25 km de Bordeaux tem uma historia vasta e muito rica, com origens que remontam ao seculo XII. 
Em todo este milênio o Chateau passou pelas mãos de diversos proprietários de diferentes nacionalidades, e finalmente o  holandês Eric Jelgersma em conjunto com investidores belgas compraram o chateau no final do seculo XX.
O investimento deles foi grande na restauração e o resultado é  visualmente impactante... um Chateau imponente.




A visita, habitualmente paga, vale a pena pois o Chateau é realmente de filme e o tour bem completo mostra desde a explicação técnica do terroir até a degustação final passando por cada uma das etapas de produção e estacionamento do vinho.























Na"rota dos Chateau", a D2,  e a menos de 3 km deste se divisa o outro Domaine deles, o Chateau Giscours, também impressionante e aberto para visitação..



Nos tivemos uma visita fora dos padrões tradicionais e agradecemos profundamente a Adeline Maillard do serviço de visitas: a comunicação e predisposição do Chateau foi perfeita em todos os sentidos antes da visita, no mesmo dia que passamos por lá e na comunicação após da viagem.



Percorremos cada uma das áreas do Chateau, pisamos esse terroir privilegiado e apos duma detalhada  e fascinante  explicação técnica fomos na degustação propriamente dita, onde catamos os dois vinhos da vinícola.


 CHATEAU DU TERTRE 2006 MARGAUX 


Este 5eme Cru Classé é um blend de Cabernet Franc, Sauvignon e Merlot quase que em partes iguais; pertencem a vinhedos plantados a cinquenta anos.
Nariz especiada mas ainda rustica, pouco convidativa inicialmente...aos poucos foi oferecendo fruta fresca, cereja principalmente.
Em boca entrega elegância, passa pelo palato com personalidade mas um pouco austero; de corpo médio. delicado é com persistência media.Vinho equilibrado com uma madeira não invasiva.
Esperava algo a mais deste vinho, mas para dar uma opinião definitiva deverei cata lo a garrafa inteira após uma bela oxigenação; ele foi aberto para nos na hora e na minha percepção é que ele precisava respirar para expressar o que tem de melhor para oferecer.








LES HAUTS DU TERTRE 2004 


Este segundo vinho do Chateau é´um blend de C.Sauvignon (54%), Merlot e Cabernet Franc, mais um pequeno aporte do Petit Verdot.

Duma cor rubi, ele solta notas florais  e de frutas vermelhas; no paladar a fruta aparece logo de cara, taninos firmes é um final curto, sutil, sem uma persistência marcante.

É um vinho de 20/25 Euros na Europa, não me apaixonei por ele mais é uma opção interessante dum segundo vinho dum Chateau Grand Crú Classé nessa faixa de preços.

Conspirou na minha avaliação que foi bebido de manhã, é não é meu melhor horário para degustar um vinho.




















Visita agradabilíssima, atendimento nota 10, vale e muito a pena para quem planeja visitar esta área da França, agendar uma visita neste Chateau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário