quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CHATEAU FAUGERES

O VANGUARDISTA

Chateau de arquitetura surpreendente que virou ponto de referencia na região.
Este chateau tive um divisório de águas em 2005, quando Silvio Denz, um famoso na industria da perfumaria decidiu compra lo.
Apaixonado pela arte e a arquitetura, decidiu contratar  ao famosíssimo Mario Botta para reconverter este antigo Chateau construído no seculo dezoito e vira lo rapidamente num ícone de arquitetura, alem das instalações  bem modernas em sintonia com essa nova cara que o Chateau ganhou nos ultimos 10 anos.
O Chateau se ergue  no pacato povoado rural de Saint-Étienne-de-Lisse, a poucos kilometros passando Saint Emilion, um povoadorzinho para não perder.



No ano 2012 o Chateau Faugeres atingiu a categoria de Grand Cru Classé.
Ingressar na categoria Grand Cru obriga ao produtor a seguir normas bem rigidas, bem mais estritas que um Saint Emilion normal.
Obriga a um minimo de graduação alcoólica (11,5%), a uma quantidade máxima a explorar por hectare, a uma gramagem menor de açúcar por litro e a um tempo maior em barricas, 14 messes a mais do que um não Grand Cru.
Tudo isto permite ao comprador, nos, a entender as diferentes categorias, as diversas nomenclaturas e em definitiva ter a certeza do que estamos comprando.



A visita foi bem interessante, vimos o passo a passo de como os vinhos são feitos percorrendo cada canto da propriedade e analisando o terroir particular desta região.








A varanda onde a degustação é feita tem uma vista bacana, bem panorâmica da região.Uma varanda de sonho para um fim de tarde contemplando a tarde ir embora na bela companhia de amigos e de grandes vinhos.






CHATEAU FAUGERES BORDEAUX BLANC 2011
Foi em 2006 que nasceu a ideia de produzir um branco em Faugeres, que no caso desta safra é uma mistura em partes iguais de Sauvignon Blanc, Semillón e Sauvignon Gris.
Frutado, bem aromático em nariz e uma boca media; um vinho refrescante, sem complexidades.



Na sequencia continuamos a degustação com o
 CAP DE FAUGERES COTES-DE-CASTILLON 2008  


Do mesmo proprietário e localizado na comuna de Sainte-Colombe a uns 50 km ao norte, este Chateau de 46 hectare produz este blend maioritariamente Merlot com aporte de cabernet franc e sauvignon.
Safra dum ano frio e difícil, o que provocou a colheita tardia...mas boa no resultado final.
Um blend bem estruturado com uma nariz intensa, convidativa e misteriosa,. 
Em boca é equilibrado, de boa persistência e um passo guloso por boca....acabou me faltando alguma coisa para me apaixonar. 
Bom exemplar mas uma safra que no mercado esta com um preço de 32 Euros... bem acima da media deste vinho..na faixa dos 15/20.




 CHATEAU FAUGERES 2006    
SAINT EMILION GRAND CRU  

Outro blen maioritariamente MERLOT, tipico da região.
A diferença do Cap, esta safra foi dum ano foi bem mais cálido e deu como resultado um bom exponente da região também:  taninos aveludados, corpo médio, tinha se desenvolvido bem em garrafa mas ainda precisava se soltar mais.
Para mim e muito importante a oxigenação do vinho antes de cata-lo:  ao ser um vinho de guarda abri-lo na hora da degustação e não minimamente 45 minutos antes conspira contra o  próprio  vinho, pois um deve projetar o que o vinho pode vir a ser e não o que é realmente.
Projetei um vinho interessantíssimo, já no ápice do seu desenvolvimento, muito bem estruturado, se destacando mais pela sua potencia e força que pela sua elegância. 
Bem balanceado entre fruta e madeira, um bom vinho na faixa dos 40 Euros (160 reais).




Ficamos na vontade de experimentar o Peby - FAUGERES, mas não nos foi oferecido.

Agradecemos o convite e a cordialidade de todo o equipe do Chateau precedentemente a nossa chegada e na visita em si própria.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário