segunda-feira, 1 de agosto de 2016

3 BONS BRANCOS ARGENTINOS GAMA MEDIA


 SAN PEDRO DE YACOHCUYA TORRONTES 2012 


O torrontés e uma uva divisória de águas, estão aqueles que a detestam e os outros que a amam...eu estou neste segundo grupo.
Esta uva achou no solo da Província de La Rioja a sua melhor expressão e desenvolvimento, mas na Província de Salta existem granes exponentes como este aqui, especificamente da zona de Cafayate.

Reconheço que eu sou suspeito para falar pois tenho uma queda com esta adega, que produz os excelentes custos beneficio Coquena, estes São Pedro y os encorpadíssimos Yacochuya, mas não posso não me render ante este exemplar de torrontés, num preço atrativo lá, menos de 25 reais.
Super aromático em nariz, quase perfumado...cítrico, floral, bem sedutor.
Em boca é equilibradinho e  fresquíssimo.Um tipico exponente do solo do Cafayate.
Esta uva mesmo perfumada em nariz deixa um toque amarinho no final...acho que é isso o que divide as opiniões.
Para uma tarde de calor numa varanda ou numa piscina...no meu caso numa tarde ensolarada e calorosa no outono portenho.
Beber bem frio.
A Grand Cru importa quase toda a linha e Yacochuya, e este torrontes sai na faixa dos 110 reais, um pouco salgado considerando o preço  de 40/45 reais na Argentina.





 SOPHENIA RESERVA CHARDONNAY  2012 

Via Vini vende on line este vinho a 117 reais; possui uma nariz bem aromática, é bem cítrico e mineral.
Uma 1/4 parte do vinho passa 6 messes barricado, que pareceram insuficientes para deixar este Chardonnay no ponto de untuosidade que eu gosto.
É um bom vinho, diferente, mais fresco e menos amanteigado, de persistência media, de bom RPQ lá onde se consegue na faixa dos 40/50 reais...aqui nem tanto.



 SALENTEIN CHARDONNAY RESERVA 2012 



Un Chardonnay untuoso, amanteigado em boca na medida certa,  com boa acidez e bem frutado em nariz.
Chardonnay de altura (Valle de Uco em Mendoza).
Bom final de boca, persistência media/alta.

Um RPQ excelente em Buenos Aires, na faixa dos 40/45 reais...pena que aqui, importado pela Zahil, se consiga na faixa dos 140 na sua importadora Zahil, o que deixa este vinho aqui no Brasil com um RPQ médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário