quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ONDE COMPRAR VINHOS EM BUENOS AIRES



Para um enófilo a Argentina é um destino quase que obrigatório e Mendoza o destino certo, mas não todos os que gostam dos vinhos fazem o enoturismo e se locomovem até Mendoza, Salta ou o sul argentino.
Para quem vá de ferias para a Argentina com destino Bariloche, Calafate ou qualquer outro ponto, Buenos Aires é uma parada irresistível e numa porcentagem absurda e inevitável, logisticamente falando; Na hora de comprar vinhos bem valem umas boas dicas de onde tirar o maior proveito do seu dinheiro, agora que o Real despencou e a Argentina esta mais cara do que nunca.

Existem na cidade redes de lojas de vinhos com as quais você vai se topar caminhando pelas suas ruas e avenidas, mas como não são todas iguais, aqui esta o Enogastrogringo para lhes facilitar a tarefa.
Todas mais ou menos tem os mesmos valores em relação aos rótulos, mas a chave na hora de comprar vinhos em Buenos Aires são os descontos, quais as lojas que apontam mais ao consumo interno e quais as que são mais abertas permitindo que nós turistas (eu já sou mais um mesmo vindo de lá) tenhamos também a chance de aproveitar essas promoções .


Winery e Ligier possuem descontos de 15 o u 20 % com determinados cartões de créditos locais, o com cartões de clubes como La Nación, o que para nós não significa muito.





 Winery, com ampla rede e localizada estrategicamente los shoppings da cidade,  sim possui promos da grande maioria dos rótulos no sistema 6x5 ou seja, levando 6 garrafas e pagando por cinco delas,  o que na prática se traduz num desconto acima dum 15%  e que da para aproveitar; Também nalguns momentos pontuais do ano tem o 6x4, aí é bem mais interessante, mas tem que se fazer a compra pela internet, e retirar da loja escolhida apos 72 hs, o que obriga a todo um planejamento para aproveitar esse desconto.
winery.com.ar



Tonel Privado, ampla rede também e lojas maiores,  permanentemente tem a promoção que a 1.000 pesos gastos (mais de 250 reais) eles te dão mais 300 em compras, o que da um desconto real do 23% (e não dum 30 como muitos acham), mas aí tem que ultrapassar uma quantia, que não todo o mundo quer gastar; É a maior em quantidade de rótulos.
tonelprivado.com



A melhor de todas as redes é para mim a Frappé, que durante todo o ano oferece promoções nas sextas feiras dum 30%; Aqui é onde o Enogastrogringo se abastece maiormente.



Cada sexta é diferente, nas vezes tocam brancos e espumantes, em outras blends e rosés, ou Malbecs e Cabernets...rola sempre todas as sextas em todas as lojas da rede.
Alem das sextas e durante todo o ano, eles tem promos de 3x2 em alguns rótulos, e não qualquer uns: muitos e dos bons integram essa promoção...eu já peguei Iscay, Amauta, Lagarde na grande maioria do seus rótulos, El Esteco Terroir Series, o Pequenas Produções do Escorihuela Gascón, os Luca...em fim muitos grandes vinhos estão inclusos neste desconto, o maior de todos, que atinge o 33%.
A Frappé não trabalha com muitas vinícolas que eu gosto: Michelini Wines, Decero, Casarena. O.Fournier...da Susana Balbo e da Trivento muitas vezes tem pocas opções mas continua sendo a minha primeira escolha. 

A Frappé oferece outra forma de comprar no seu Wine4less, compra de atacado a caixa inteira, com descontos que atingem até 40%...e só perguntar pela Soledad na loja de Libertador e Olleros no bairro de Belgrano.
vinotecafrappe.com.ar



Com um pouco mais de glamour, rótulos internacionais e promoções pontuais que chegam via newsletter esta a Grand Cru, bem conhecida no Brasil com varias lojas em São Paulo, grande São Paulo e no nordeste também. 

Resultado de imagen para vinoteca grand cru


Aqui provavelmente tenham aquele que você procurava nas outras lojas e não achou...oferecem degustações pagas para portenhos e turistas.
grandcru.com.ar





Quando de vinhos diferentes se trata, aquele pequeno produtor que não consegue entrar nas grandes redes mais possui uma imensa qualidade no seus vinhos o melhor é procurar aquelas "vinotecas de bairro" e a que eu mais sugiro, pelo que o cara manja de vinhos e a sua predisposição é o Sabor Regional no coração de Palermo Soho e na sua rua mais charmosa.



A loja é pequena, a quantidade de rótulos limitada, mas os que o cara vende  pode carimbar que não estão aí por acaso o por mera conveniência comercial.
Mesmo sem desconto nem grandes promoções,vale a pena comprar ao menos um para ter certeza que degustara algo diferente, possivelmente o próximo craque, aquele tapado que joga na reserva e já pinta para chegar a primeira. 
Pergunte pelo craque Diego, o dono da loja, uma enciclopédia em vinhos.
lebonvin.com.ar


Obs: Não esqueça de pedir o tax free nas lojas, pois do valor final e trás um breve  tramite no aeroporto poderá recuperar um 12 % adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário