segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TAPAS WEEK - LA MADRILEÑA

TAPAS WEEK 
SAO PAULO E SUAS TRAMPAS GASTRONÓMICAS



LA MADRILEÑA 










Vamos por partes, como dizia Jack o Destripador.
Este Tapas Week, que já vai pela 5ta edição (me enorgulheço de não ter participado das outras quatro), se apresenta errado logo de cara, principalmente pelo valor: 49 reais por pessoa, mais caro que o restaurant week, que convulsiona a cidade 2 vezes ao ano entregando entrada, principal e sobremesa.
Em definitiva o Tapas te entrega menos por mais.
O conceito de tapas, o "tapeo" na Espanha, e poder beliscar muitas coisas por pouco dinheiro: lá as tapas (que trazem um fatia de pão italiano embaixo) são variadas, acostumam estar no balcão dos barzinhos  e saem entre 1 e 2 Euros, dependendo do nível do lugar, da cidade onde se consumam, etc.

Aqui...AQUI A HISTORIA E BEM DIFERENTE...como o caso de LA MADRILEÑA






Esta foto ilustra e fala por si própria...esse prato é o tapas week: uma porcão de tortilla (muito boa por sinal), duas croquetas de Jamon (meia boca, o jamon nem se sente), dos montaditos (traduzo: rodela minuscula de tomate, um cogumelo e um ovo frito de codorna) e um pinxto com quatro pedacinhos inapresentáveis de file suíno: sem graça, secos, nem pareciam ter sido cozinhados na hora (não foram selados na panela para dar esse jeito de douradinho, nem uma mel lubricando eles)  3 dados de batata e 3 laminas de pimentões verdes...POR ISSO VOCÊ PAGA 49 REAIS, 16 EUROS...NA ESPANHA VOCÊ SERIA DETIDO EM REGIME SEMI ABERTO SE COBRASSE ESSE VALOR POR ESSA INSIGNIFICÂNCIA.
Aqui o paulista não se defende, aceita sem perceber sequer porque simplesmente, como no caso duma minoria, pode pagar.



O caso de LA MADRILEÑA, não é o pior da cidade, longe disso... se estabeleceram em Pinheiros, reformaram uma casa velha, tem um lindo jardim detrás (que não fotografei), e eles mesmo importam muitos dos 19 rótulos que vendem a preços BEM HONESTOS.
Mas agora analisemos o cardápio exposto na piçarra que sim fotografei...imagine considerando o tamanho das porcões quantas você deveria pedir para se sentir satisfeito fora do "Tapas"...aí dobre o valor caso for acompanhado da  sua namorada/esposa...faca a conta! ...E PROCURE OUTRO RESTAURANTE!!





Por 50 contos eu como um prato de PATO  com 2 guarnições em Le Jazz, também em Pinheiros, digo só para não comparar com Maripili  (postei uma nota em Outubro neste blog),  O RESTAURANTE ESPANHOL DA CIDADE QUE DEMOSTRA QUE SE PODE TER SUCESSO FATURANDO A PREÇOS HONESTOS.

Li a pouco em outro blog aos donos, dois espanhóis simpáticos que estão ao frente do bar: quando um leitor falou que era caro para o que entregavam se defenderam dizendo que analisaram previamente o mercado antes de abrir e que os preços deles eram menores que a maioria dos espanhóis...PARA MIM ISSO NÃO É UMA RESPOSTA, NEM JUSTIFICA COBRAR UM VALOR CARO PARA O PRODUTO OFERECIDO.
O OUTRO TE ENFIA A FACA, E EU SÓ TE COLOCO NA PONTA NO PESCOÇO NÃO PARECE UM ARGUMENTO CONVINCENTE.





Tinha esquecido, o tapas week incluía uma sobremesa, estas corretas peras ao vinho tinto.





Não ia participar do Tapas, mas queria conhecer La Madrileña, tinha expetativas mas...levei uma decepção, pois não voltaria para pagar o que se pede pela comida, embora a lista de vinhos tenha muito bons preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário