quarta-feira, 9 de outubro de 2013

VINHOS FRANCESES

VINHOS FRANCESES



LES JOUALLES - DOMAINE DE LA VOIE BLANCHE
Vinhaço!
Vinho sugerido pela sommelier dum restaurante no sul da França...e ela acertou em cheio!
Este blend, merlot principalmente com a maioria nesta região de Perigord Noir, mas muito bem combinado com o Cabernet Franc e Servadou resulta num vinho leve, super frutado, bem aromatico em nariz acompanhando incrivelmente bem o almoço executivo que tivemos aí.
Esta adega cultiva a terra com métodos antigos, de agricultura biologica o vinho passa 8 messes em inox, e em boca é super saboroso, uma das grandes garrafas bebidas na viagem, barata e excelente RPQ (na França se consegue por 8 Euros).






LES LEZARDES SYRAH 2007
Um bom exponente do Vale do Rhone Frances ..este Syrah, dum RPQ médio ..esta a uns 25/30 Euros nas lojas e eu paguei por ele 40 num restaurante em Paris, acompanhando e muito bem um ossobuco pesado.
Esta muito proximo a região do Cotê Rôtie, onde saem vinhos mais caros, por terem essa D.O.C
Mesmo assim não me entusiasmou tanto assim para repensar a compra fora do restaurante...nessa faixa de preços acho se encontram muitas melhores opções.
Um Syrah com notas especiadas e herbáceas, produto do seu envelhecimento (dificilmente vai achar essa notas num syrah jovem)...taninos altos, boa fruta (ameixa ainda sem madurar).
Serviu para esse jantar (eramos quatro, acabou dando 10 Euros por cabeça).







LA FAGE CAHORS MALBEC 2009

Tinha vontade de experimentar um Malbec fora dos tantos argentinos que já bebi. Cahors é na França a região do Malbec, e na verdade do onde a uva nasceu para logo se desenvolver e muito bem em outras terras.
A diferencia principal que achei foi é que o Malbec da Argentina é mais intenso e mais alcoólico...enquanto o Malbec de Cahors oferece mais taninos.
Não da para dizer com certeza apos ter experimentado só um Malbec francês, pois não é possível comparar com todo o universo de Malbec na Argentina, pois eles também não são todos iguais.

Este La Fage Cahors 2009, de Domaine Cosse Maisonneuve, dum vermelho bem escuro, era bem concentrado oferecendo notas aromáticas de frutos vermelhos e pretos...em boca a fruta se inclina para os cassis, ameixas, a família dos berries aparecia por completo, com um final não tao persistente.

Aqui houve divergencia de opinioes...a minha esposa, que adora o Malbec, não gostou deste. enquanto eu sim, ficando com vontade de mais Malbec francés para saber qual prefiro...ou talvez os dois


CHÂTEAU LA TOUR DE BESSAN 2007


Sugerido pela atendente da loja de venda e promoção turística de Margaux, curiosamente não acabou empolgando...de fato achei este blend um vinho sem graça, e caro para os 11 Euros pagados.
Provavelmente evolua no decorrer do tempo, mas não mostrou esse potencial de grande melhora.
Um vinho esquecido rapidamente.























Nenhum comentário:

Postar um comentário