terça-feira, 22 de outubro de 2013

BUENOS AIRES RESTAURANTES - RANKING



Se deixa claro que este não é um ranking absoluto nem total dos melhores restaurantes de Buenos Aires, este é meu ranking em função dos restaurantes que eu visitei nos últimos dois anos.
Aqui não aparecerão os mais caros, simplesmente porque eu não os frequento.
Tomem o ranking como dicas onde vocês podem ir se quiserem.





1º lugar

DOPPIO ZERO 89 PTS 
Comida 36/40, Apresentação 5/5, Serviço 14/15, Ambiente 11/15 e preço 23/25






menu 7 passos










Vivo apaixonado por este restaurante, e cada vez que visito Buenos Aires vou.
Não fica em Porto Madeiro nem Palermo, não chegam estrangeiros, mas para mim dos melhores RPQ  da cidade em alta cozinha.
O proprietário, Mariano é sommelier e apresenta uma boa e diferente carta de vinhos, com achados e seus sugeridos, que sempre valem a pena ter em conta; ainda mais, a diferença dos "grandes" empresários paulistas, a margem de lucro com os vinhos e correta, não exagerada nem absurda quanto aqui, e da para degustar um bom vinho, bom mesmo acompanhando a comida, por 25 reais.
Mesmo tendo menu a la carte, o melhor é ir naquele de 7 passos, que são cinco tirando dois "amousse bouche" : entrada fria, entrada quente, prato massas, prato de carne e sobremesa

ACREDITE: tudo isso, em pratos de alta cozinha, alta em qualidade e em apresentação, como se aprecia nas fotos, sai por $165 (45 reais na cotação de setembro 2013).


O lugar não é um charme, mas é simpático... o cara, este Mariano,  não ostenta a presença do Olivier Anquier mas o cara é craque, figuraça em recepcionar as pessoas em te fazer sentir como em casa.



















Vale realmente a pena sair do circuito de Puerto Madero e do centro e se deixar levar pelos 7 passos deste Doppio Zero.

Não e fácil me agradar, porque cada vez que volto as minhas expetativas e as saudades são maiores, mas eles mai me defraudam.

Imprdíveis paté de campaigne, penne rigatti,  tiramisu e semifreddo.







PATE DE CAMPAIGNE










beringela gratinada
penne rigatti a caponata



tiramisú
SEMIFREDDO




Doppio Zero
Soldado de la Independencia 1238







 lugar 

LA PAROLACCIA - 86 PONTOS 
MENU EXECUTIVO DE RPQ EXCELENTE
Comida 32/40, Apresentação 5/5, Serviço 14/15, Ambiente 13/15 e preço 23/25
La Parolaccia é uma rede de restaurantes italianos distribuídos em vários bairros nobres da cidade, com uma alto padrão na qualidade do produto sem que isso signifique ser esfaqueado na hora de chegar a conta.

Eles tem, de 2da a 6ta, um menu executivo dos melhores RPQ  da cidade, pois por 110 pesos, ums 30 reais, você tem direito a  um drinque de boas-vindas, ao couvert com pates, pãezinhos e umas bolachas de queijo fantásticas, a uma entrada, a um principal e a uma sobremesa ou cafe....e ainda uma copinha de lemoncello no final.


Essa aqui é uma das muitas opções do executivo












Na sobremesa eles tem parceria com o Freddo, das melhores sorveterias da cidade.
A escolha é livre do menu meio-dia, com mas de 10 opções em cada item do menu.












Eles estão também em Porto Madero, com 3 restaurantes, todos com a mesma proposta...incluso a noite eles possuem um "menu 25 anni" , mas enxuto, mas bom também, com uma garrafa de vinho incluso a 155 pesos, uns 40 reais se você trocar bem seu dinheiro.

DICA: evite a sucursal de San Isidro, a qualidade deles não é a mesma




La Parolaccia
A.M. de Justo 1052 e sucursais







3º lugar

SARKIS 83 pontos
Comida 35/40, Apresentação 4/5, Serviço 11/15, Ambiente 10/15 e preço 23/25
O melhor arabe/armenio de Buenos Aires-



Sarkis já não é um segredo, era originalmente um árabe/armênio bom e barato, muuuito bom de fato, mas claro, a internet descobriu ele para os turistas e deixou de ser um restaurante que vivia lotado para os portenhos a ser aquele que tem fila mesmo antes deles abrirem as portas as 8pm.

A ideia de maximizar a visita é ir em turma, impar de preferencia, porque tudo e gostoso a preços accessíveis  e aí da para pedir tudo isso que vocés enxergam nas fotos.
Jantando até morrer, sendo uma turma insisto, a conta dificilmente passe de 35 reais por cabeça.
Caso ir só em duplas, a conta pode subir a 90 o casal talvez, o que para os preços paulistas e súper convidativo.
Dicas: Esfiha aberta de carne (lajmashin aberto), hommos, babaganush de chupar os dedos!



Sarkis
Thames esquina com Jufré







4º lugar

EL OBRERO 80 pontos
Comida 36/40, Apresentação 3/5, Serviço 12/15, Ambiente 6/15 e preço 23/25
o melhor "bodegón" de Buenos Aires


Outro que passou de bouca em bouca, que se internacionalizou a traves de guias de viajantes (lonely planet, frommers), jornais extranjeros e mais tarde a internet feiz o restante.

Aqui a estrela é a comida, num restaurante próximo a fazer 60 anos!!o bairro é meio sombrio, as redondezas não convidam para uma voltinha, o lugar tem charme zero, mas a comida é insuperável.

Originalmente este bodegón, fundado por dois irmãos espanholes,  servia operários  pedreiros (obreros) que trabalhavam na área, daí o nome.
Era uma fonda numa zona portuária, e atendia pessoal dos frigoríficos, das mecânicas.

Dos poucos lugares onde tudo o que servem é para destacar: as massas são artesanais, qualquer coisa da churrasqueira sai bem (matambrito de cerdo, mollejas que eu pedi estavam melhor que muitas grandes churrascarias da cidade), as lulas sequinhas e douradas no ponto justo, a tortilha espanhola que ainda faz suspirar a minha esposa...difícil encontrar algo que não esteja 8 pontos ou mais.
Os preços já não são para obreros, mais continua sendo bem em conta, na faixa dos 40 reais por pessoa comendo ate explodir.














Dicas: Ir e voltar de taxi - lulas de sonho - tortilha espanhola - mollejas - TUDO!
Não é longe do estadio de Boca Juniors, mas não se sugere ir e voltar a pê

EL OBRERO
A.Caffarena 64 - La Boca






4º lugar
BESARES - 79 pontos
Comida 30/40, Apresentação 4/5, Serviço 12/15, Ambiente 10/15 e preço 23/25

Churrascaria de bairro de respeito -  RPQ EXCELENTE



Não justifica ir especialmente , mas para quem mora proximo, e meu pai mora na esquina, é uma dos melhores custos beneficios da cidade, na hora do almoço executivo
Couvert - entrada - principal - sobremesa - cafe e  copa de vinho inclusa (finca Portillo) por 82 pesos final (uns 25 reais) é imbatível.





De entrada a linguiça (chorizo) cai muito bem, até para fazer um sandwich aproveitando o couvert bem completo...a entranha (dica para quem não quer cair num porto seguro com o bife  de chouriço) como principal é super saborosa e trazida no ponto pedido. e o flan de sobremesa - caseiro- é show de bola

















Besares Parrilla Urbana
11 de Septiembre 4098  - Nunez - Buenos Aires







5 lugar

MALVON 76 pontos 

Comida 30/40, Apresentação 4/5, Serviço 10/15, Ambiente 12/15 e preço 20/25

O Malvon esta em Vila Crespo, próximo a duas áreas de compras que os brasileiros adoram pelos preços: a rua Aguirre e, um pouquinho mais distante a Av. Cordoba...os dois endereços onde estão os outlets de roupa.



O lugar é um charme só...e atrapa tanto pelos doces quanto pelos salgados.Paes e sandwiches gourmet, pattiserie de alto padrão (muffins, bolos), numa casa perfilada para os orgânicos.





























É um lugar para ir em qualquer momento do dia, eles servem cafe da manhã, brunch aos finais de semana, tem almoço executivo o a la carte, e também da para ir só para tomar um cafezinho e alguma das tantas delicatessen oferecidas.

Nós fomos de almoço executivo, e por 25 reais por cabeça você tem direito a couvert, entrada,prato principal e bebida ( copa de vinho inclusa).
Bom Santa Julia Saivignon Blanc para acompanhar um saborosíssimo cous cous e o peixe que como principal  nos pedimos.

Dicas: o almoço executivo e o brunch dos finais de semana tem um RPQ MB - já a la carte mesmo barato para os padrões paulistas, não é tão em conta assim.














Malvón - Serrano 789









5º lugar
EL BAQUEANO 74 pontos
Comida 30/40, Apresentação 5/5, Serviço 12/15, Ambiente 11/15 e preço 16/25

6 passos de comida exótica argentina

É um 6 passos de comida argentina, de animais exóticos, daqueles que nem a gente acostuma comer:
Jacaré. Viscacha, Nandú, Liebre foram os bichos escolhidos dessa semana.
A ideia é muito boa, gostei da experiência, a comida é de altíssimo padrão enquanto a qualidade, mas é caro para os padrões argentinos $ 300 (uns 75 reais por cabeça, e isso não inclui a bebida nem o cafe.
S e optar por uma harmonização, dói  50 reais a mais.
Não é barato nem para os padrões paulistas, são 125 reais com vinho por cabeça e aí que está o ponto de conflito, ao menos na minha cabeça:
As porcões são reduzidas,  muito reduzidas diria eu, não me fecha tanto quando o tamanho do prato é 4 vezes maior que a porção

sopa de batatas
A sopa de batatas boa, e boa em quantidade também; porem uma coxinha minuscula de jacaré consegue o pior que um restaurante pode fazer, deixar o cliente  ficar com vontade de mais num menu fechado.



coxinha de jacare






salada de viscacha


A salada de viscacha vá no mesmo sentido...porcões pequenas...não é tudo dia que você se destina a experimentar  animais exóticos, não quero uma amostra grátis, quero sentir em porções aceitáveis a cada bicho!







Resumindo, dos 6 passos, são aceitáveis em tamanho só a sopa, os queijos e a sobremesa.

risoto de liebre
risoto de liebre


pre sobremesa
queijos e contrastes



A carta de vinhos é boa, e a sommelier também (trabalhou com Alex Atala aqui e fala bem português).
Ela nos sugeriu o Humberto Canale Old Vineyards Riesling, que acompanhou muito bem a comida, e teve a delicadeza de nos dar uma taça de vinho tinto sem custo adicional para acompanhar o lomo de nandu (carne vermelha).


texturas de laranjas


Uma opção diferente em Buenos Aires, com RPQ só B para mim, fui uma vez e não repetiria.





6º lugar
PIZZERIA ROMARIO 72 pontos
Comida 27/40, Apresentação 4/5, Serviço 10/15, Ambiente 11/15 e preço 20/25

Rede de pizzarias espalhada pela cidade em barrios nobres , de ambiente descolado, com mesinhas fora muito disputadas.
O portenho adora comer fora, e principalmente se o tempo acompanham se sentar fora...bem diferente dos paulistas.

A pizza é boa, não sensacional, mas é saborosa.
Dica: peça uma "fugazzetta rellena", pizza de cebola recheada com queijo mussarela de qualidade; pode ser pedida em fatias também





7ºlugar
TANCAT  70 pontos
Comida 24/40, Apresentação 4/5, Serviço 12/15, Ambiente 13/15 e preço 17/25


Para falar a verdade esperava mais deste restaurante catalão/espanhol  tão tradiça em Argentina.
Foi correto, boas gambas al ajillo (camarão alho e oleo)., rabas (lulas) douradas no ponto justo mas fininhas demais,  a tortilha boa, bem boa, mas não atinge o patamar daquela que comi  no "El Obrero".



Eles estão no centro da cidade, ao lado do calçadão Florida, e teu outra loja na zona norte da cidade.
Não comi mal, para nada mal, mas saí um pouquinho desiludido, talvez porque as minhas expetativas eram grandes.





TANCAT - Paraguay 645





2 comentários:

  1. bom blog cara, vou imprimir essas dicas pois estou viajando para Buenos Aires em novembro

    ResponderExcluir
  2. Essas sugestões são importantes, pois muitas vezes somos enganados.
    As dicas dos restaurantes e vinhos serão muito bem usadas por todos que gostam de um boa gastronomia.

    ResponderExcluir