segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

VIEUX CHATEAU CERTAN



A PEROLA DE POMEROL 


Outro grande momento vivido nesta percorrida pelos grandes Chateaux de Bordeaux, do Medoc e Pomerol.                                                                                                                                                  
Agendamos esta visita com a atenciosa Odile Verley com muita antecedência  para visitar  a um dos Chateau mais prestigiosos de Pomerol  e fomos gratamente surpreendidos pois o nosso anfitrião foi o próprio Alexandre Thienport, talentosíssimo winemaker e proprietário do Chateau.
Alexandre é neto do Georges Thienport, que a mais dum seculo comprou estas terras.

O Chateau possui 14 hectare localizadas bem no meio da planície de Pomerol, mundialmente famosa por seus Grand Cru; estão plantadas maioritariamente com Merlot (60%), Cabernet Franc (30%), e Cabernet Sauvignon o 10 % restante.

Para entender o patamar onde ele se encontra,  é preciso sublinear que é considerado um Premier Cru nas listas no oficiais, dividindo esse privilegio com só outros oito Chateaux.


Alexandre praticamente nos deu uma aula privada de vinhos e principalmente de terroirs. um verdadeiro aprendizado que não esperávamos ter dum mestre deste naipe. 
O cara é fera e tomou parte do seu valiosíssimo tempo para nos recebermos e explicarmos também cada um dos passos para la realização dos seus vinhos.



















Alem da extensa explicação fomos convidados para percorrer as diversas áreas do Chateau, sofisticado, charmoso mas sem perder esse ar rural da região.

Pomerol, de fama mundial pelo seus vinhos, não deixa de ser um povoadorzinho pequeno, com uma igreja e uma praça central, pouco turístico em si próprio.

Aqui não tem glamour, não tem luxo... o que interessa de Pomerol é onde está geograficamente situado e seu terroir, tão abençoado que permite tirar dele vinhos extraordinários.


Após o passeio pelas instalações, Alexandre abriu seus vinhos e também amostras da safra 2012.





















VIEUX CHATEAU CERTAN
 GRAND VIN - POMEROL 2006 -


Este Vieux Chateau Certan 2006 é um blend irresistível!.
Maioritariamente Merlot (tipico desta região) com 83 % e Cabernet Franc 17% este vinho 
entrega uma maciez em boca viciante, com final persistente e refinado.
Reafirmo a ideia que este tipo de vinhos, tão elegantes e complexos, são para serem comprados, guardados com muito cuidado e abri-los no momento justo; vinho profundo, para degustar a garrafa inteira e ir descobrindo a evolução dele taça a taça.
Passa guloso mas elegantíssimo por boca..vinho complexo do qual posso imaginar o potencial, o desenvolvimento dele com o passo do tempo após uma bela guarda e uma correta oxigenação uma vez aberto.




Em nariz é rico em aromas, toques florais, frutos vermelhos e pretos, e algo de cafe.
Este vinho é um exemplar magnifico do que esta região tem para oferecer, e do que este Chateau em particular tem para surpreender. Vinhaço com todas as letras, mas um gusto não barato...a piada sai lá na faixa dos 150/180 Euros.





                                                    

VIEUX CHATEAU CERTAN
GRAND VIN -  POMEROL  2012-

Experimentamos também a safra 2012, quase que recém saída do forno....estava duro ainda o vinho e demorou um pouco em começar a mostrar seu  potencial, ate porque precisa dum envelhecimento em madeira que ainda não completou, mas já da para perceber muitas sensações e projetar outras.
E um blend diferente, como a cada safra, pois depende de como as uvas plantadas evoluirão para escolher as porcentagens justas que o winemaker considera apropriadas para que o vinho mostre tudo o que esta terra tem de excepcional.
Neste caso a proporção foi Merlot 87% - Cabernet Franc 12% e Cab. Sauvignon 1%.
Um vinho elegante, fresco, se apresenta em nariz com toques florais (violetas) e marcantes frutas vermelhas (cerejas, framboesas); em boca, mesmo estando um pouco duro no teste, se o projeta distinguido, algo terroso; final persistente e perfumado que permite sonhar com o patamar que este vinho atingira com 4 ou 5 anos de boa guarda.
Outra grande safra, para comprar, guardar e abrir no 2020.





Foi um final de éctase para uma manhã inesquecível, imensamente honrados de ter sido recebidos pelo winemaker e proprietário do Chateau, 

MERCI ALEXANDRE!!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário