quarta-feira, 8 de novembro de 2017

OS PREMIUM DA TRAPICHE

ALTA GAMA EMOCIONANTE



A vinícola Trapiche dispensa apresentações, esta  gigante sabe atacar em todos es frentes, mais a grande maioria talvez a conheça pelos seus vinhos de todos os dias, aqueles que facilmente encontramos nas prateleiras dos supermercados locais.
Desta vez nos focaremos nas linhas mais altas desta vinícola, pois existe uma ampla e riquíssima gama de produtos diferenciados, premium, desconhecidos em alguns casos para a grande masa do publico.

Nesta matéria serão s as linhas ISCAY e os TERROIR SERIES, que fora o MANOS, o ícone da vinícola, são as linhas mais importantes e custosas as que estarão baixo a lupa. 



  ISCAY SYRAH -VIOGNIER  


Fantástico Syrah com um leve aporte de Viognier (3%).
Nariz especiada e floral, intensa e convidativa, fruta preta e vermelha impregnam o olfato.
Boca de sonho para os amantes do syrah, como é meu caso: equilibradíssimo no palato, potente, fruta protagonista e a madeira dando corpo e estrutura, guloso e de taninos amáveis.
Poucos vinhos conseguem me conquistar ao primeiro gole, e a sensação com o Iscay é que fora já a sedutora e provocadora nariz inicial, ela é só uma isca, quando você se decide a experimenta -lo  meu amigo, já era...virara um fá incondicional!


Experimentei as safras 2010 e a 2011 no encontro com o Daniel Pi lá em Mendoza, as duas safras fenomenais.Me concentro na 2010 porque foi aquela que eu comprei e fui bebendo em casa gole a gole, apreciando cada rasgo distintivo; numa cata se tem sim uma impactante sensação inicial, mas para fazer um jus analise eu preciso de duas ou três taças, impossível numa cata da linha inteira da vinícola. 


A importadora Interfood vende o Iscay em R$253, mas deduço que eles só importam o outro Iscay, o Malbec com o Cabernet Franc do qual escrevo na sequencia.



  ISCAY MALBEC- CABERNET FRANC 2008 



Outro amor a primeira vista, não tem como não se apaixonar por este blend maioritariamente Malbec com Cabernet Franc.
A frescura do Cabernet Franc se soma a grande intensidade do Malbec, a uva insignia da Argentina.
São barricados separadamente 6 messes e mais outros 6 uma vez produzido o blend; 2 anos de garrafa antas de sair ao mercado complementam a crianza.
Nariz convidativa, algo defumada... fruta vermelha e especias; mas a boca, ai ai ai, outro caso de adição ao primeiro gole:
É intenso, mas elegante, é concentrado e complexo mas saboroso e largo.
Bem estruturado, aveludado, final para se emocionar.

Antigamente até 2007 era o Merlot o parceiro do Malbec deste mesmo Iscay, e realmente vale a pena procura~los porque ainda estão no ponto para serem bebidos e viraram artigos de coleção para enófilos.

Eu tenho um guardadinho que penso abrir ainda este ano.




TRAPICHE TERROIR SERIES 


Os terroir series são uma parceria entre o pequeno produtor e o gigante Trapiche, quase que um conto de fadas.
A vinícola escolhe aos que na sua percepção são os três melhores pequenos produtores do ano em função da qualidade das suas uvas, dando a possibilidade assim de levar um vinho com seu próprio nome .
Os pequenos produtores na maioria dos casos, por uma questão econômica e de infraestrutura não possuem as ferramentas para produzir uma marca, pelo que acabam vendendo as suas uvas aos grandes players do mercado.
A parceria com a Trapiche é fantástica pois todos ganham: o produtor que consegue rotular o vinho com o seu nome baixo a "proteção" e o carimbo de qualidade dum gigante, a Trapiche que apresenta uma linha diferente de vinhos, premium, com uma qualidade de uva que só o pequeno produtor consegue nessa escala, tratando a uva com um cuidado único e nos os consumidores, que acessamos a vinhos duma qualidade indiscutível e descobrimos o trabalho artesanal dos donos das fincas.

Experimentei alguns só, porque não são vinhos baratos e em cada safra tem três.

 Trapiche Terroir Series Orellana de Escobar Malbec 2010   
Duma finca localizada em La Consulta, no Valle de Uco, e dum vinhedo de mais de 60 anos, este malbec é cativante assim que se coloca o nariz na taça; bem mineral, intenso, especiado e com explosão de aromas frutais: quase que a família dos berries completa, figo...vinho perfumadíssimo! 
Em boca este malbec enamora: é concentrado, profundo sem perder a elegância, aveludado, suculento, doce com a fruta envolvendo ao palato, com uma madeira perfeitamente integrada, mas é muito mais do que isso, é se ter a fantástica sensação de estar bebendo algo especial.
Final cumprido, intenso, persistente...fiquei apaixonado por ele!
Aqui a importadora o vende em caros R$215.




  TRAPICHE TERROIR SERIES CRISTINA Y BIBIANA COLETTO 2008  


Na compra duma safra velha é importante quem e onde foi guardada.Comprei algumas garrafas (custosas) e contarei a experiencia que tive com uma das duas, pois a outra estava com defeito.
Com a teórica garrafa boa senti que o alto da curva já tinha passado, e que este vinho duma nariz algo balsâmica e mentolada e duma boca achocolatada e fruta vermelha se mostrava no seu ocaso.
Não foi uma boa experiencia mais deixo o signo de interrogação sobre o vinho, pois acho que o comprei no lugar errado.


TRAPICHE TERROIR SERIES  FINCA AMBROSIA  MALBEC 2011  


Gosto e muitoc dos D.O.C Gualtallary de Mendoza, a 1.200 mts de altitude, pois entrega umas notas minerais e taninos firmes em boca.
No caso deste Finca Ambrosia 2011 Malbec não foi a excepção; Concentrado, suculento em boca com final persistente e elegante.
Profundo, cheio de fruta e madeira balanceada trás 18 messes barricado.
Intenso, de grande corpo...precisa evoluir ainda em garrafa minimo um ano, quem puder esperar sera recompensado.
Não bebi a safra 2010 ainda, multipremiada e para muitos o melhor Terroir Series que Trapiche já apresentou.
Esta finca produz também seus próprios vinhos, do 10% das uvas que não vendem para outras vinícolas.

Inclua ao Trapiche quando a hora de comprar um alta gama, as linhas Iscay e os Terror Series são vinhos de gente grande. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário