segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

LUMINIS

 15 MINUTOS 
A diferença entre um vinho ruim e um vinhaço




Conhecia os vinhos desta vinícola, de fato fui pessoalmente no fim de 2014 a conhece-los e levei uma gratíssima impressão de cada um dos vinhos que aí se produzem...entre eles este Pedriel Malbec, que foi dos que mais me gustaram naquela oportunidade.
A matéria daquela visita é esta: enogastrogringo.blogspot.com.br/2014/12/vinicola-luminis.html

Não duvidei então em compra~lo quando me topei numa loja de vinhos com uma safra mais nova do mesmo vinho...porem, as primeiras sensações quando abri este Malbec 2013 terroir Pedriel foram diametralmente opostas com o que a minha memoria gustativa lembravam dele. 
Tudo parecia estar dando errado: Primeira nariz intensa mas sem elegância, pouco convidativo e uma segunda que pareciam mostrar um vinho desequilibrado.
Em boca rustico, fechado, taninos muito astringentes, desbalanceado.
Decidi oxigenar o vinho, da~lhe um tempo, permitir que ele se libere e expresse o que tinha de melhor...15/20 minutos deixando repousa-lo nalguns momentos e mexendo a taça em outros foram a diferença entre aquela forte desilusão inicial e este vinhaço em que ele virou nesse curto tempo.

Na minha frente tinha já outro vinho, primeira nariz amável e a segunda já frutada e convidativa.
Em boca mostrou uma elegância notável... com uma madeira (metade do vinho passou maiormente por barricas americanas mas também francesas por 12 messes) que deu estrutura ao vinho mas que não interferiu nem um pouco com o que este vinho tenta mostrar: a frescura, a fruta e a elegância do terroir Pedriel, em Luján de Cuyo, Mendoza
Vinho equilibradíssimo e duma excelente relação preço qualidade, mas difícil de conseguir, ao menos em Buenos Aires.
Lá esta na faixa dos 55/60 reais...aqui não me consta que tenham importador ainda.

Este é um bom exemplo do que uma boa oxigenação faz num vinho e o porquê eu particularmente não gosto de beber um vinho que tenha passo por barrica logo assim que aberto.
Neste caso, os 12 messes de barrica (metade do vinho) e os 9 engarrafado precisavam respirar e viraram dum vinho fechado e pouco convidativo pra um vinhaço...pena não ter trazido mais. 

Um comentário: